10 de jan. de 2012

Dicas de fotografias: Bokeh

Tumblr_lo9vlh15kw1qb2g1po1_500_large

Você também adora fotografar? e sempre que é natal você vê milhares de fotos fofas com pisca-pisca no fundo meio desfocado? pois é, aquele desfoque lindo se chama "BOKEH".
Eu já fiz e faço curso de fotografia e estou aqui para te dar umas dicas de como dar esse efeito fofo nas fotos dos quais é um dos meus favoritos. Bora para as dicas?

Tumblr_lxiu3u3cge1rn0hrdo1_500_large

Para fazer um bokeh de corações ou de qualquer outro tipo de desenho diferente. Você vai precisar de:
1 -Uma lente bem clara (indico a 50mm 1.8 ou 1.4 ou 1.2) – o importante é que tenha uma abertura maior que f/2.2-Papel preto (papel carmim, cartolina, qualquer um serve.3-Tesoura e Lápis
No papel faça um círculo do diâmetro da sua lente. Corte com alguns milímetros a menos para que o círculo possa ser encaixado dentro da lente. Desenhe, exatamente no centro, o formato que gostaria de dar para o seu Bokeh. Com a tesoura (e bastante cuidado e paciência) corte esse formato.
Depois de pronto encaixe na sua lente. A forma mais prática é colar esse papel em um filtro UV ou fazer um furo em uma capinha de lente e colar o papel lá, mas como eu não uso o efeito sempre simplesmente encaixei o próprio círculo dentro da lente! Funciona bem e para tirar é só dar uma puxada.

Tumblr_lwwp6vxcgo1qzkj87o1_500_large

Para fazer o bokeh como o desta foto é bem mais simples. Basta você apertar o botão "macro", que geralmente é uma florzinha. Apos o macro apertado, basta você apertar o botão de tirar a foto de leve - para não disparar -, aperte de leve e segure até encontrar o foco desejado, quando ficar bom termine de apertar, mas com força.

Tumblr_lwke9aavpw1qju64ho1_500_large

Para fazer este bokeh, é bem mais fácil. Traga o objeto para perto e dê um pouco de zoom, após isso, aperte o botão de fotografar e pronto! Mas caso você queira o objeto bem focado: faça o mesmo procedimento da foto anterior.

Deu para entender, gente? ou ficou meio confuso? É que eu sou péssima em explicações.
Espero que tenham gostado das dicas e que vocês aproveitem elas bastante também.
Fiquem com algumas fotos do meu flickr com o bendito bokeh.
Beijinhos, meus amores.

Fields Forever

Today is a cold day





Um comentário:

  1. É lindo mesmo esse efeito!
    Engraçado que algumas pessoas acham que só conseguem com luza artificial, mas rola de fazer durante o dia também! :)

    Fofíssima a primeira foto! x)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Estou aqui para receber qualquer comentário vindo de bom grado, como: críticas construtivas, incentivos, opiniões, dicas etc. Comentários maldosos e comentários do tipo "me segue de volta" "comenta de volta" não serão respondidos, pois eu sempre visito os donos dos comentários. Se eu gostar eu seguirei.
Have fun.

Everybody loves